segunda-feira, 14 de março de 2011

Autoestima, ela é fundamental!!!!


Quando recebemos o diagnóstico de câncer de mama nós mulheres automaticamente pensamos na perda de um órgão altamente investido de representações: a mama.Ainda nos primeiros momentos também pensamos na perda de outra parte importante para nossa autoestima: o cabelo. Eu especialmente era apaixonada pelo meu!!!!
Muito rapidamente nos vemos também privadas de nossa rotina. Muda tudo! Passamos por alterações significativas em diversas esferas da vida como o trabalho, a família e o lazer, o que traz implicações em nosso cotidiano e na relação com as pessoas. Mas a maior implicação, sem dúvida, é em nossa relação nós mesmas.
Olhar-se no espelhos já não é igual, lembro-me bem da primeira troca de curativo após a cirurgia, não conseguia me reconhecer no espelho que estava ao lado da cadeira em que estava sentada fazendo o curativo. Por mais que todos falassem que aquilo ficaria lindo eu não podia acreditar. Devo dizer que hoje passados muitos meses já começo a acreditar que ficará lindo sim!
Nem bem nos "recuperamos" ou "acostumamos" com a primeira mudança corporal e com o começo do tratamento temos o sentimento da segunda perda. Já na primeira sessão de quimioterapia muitas de nós perdemos o cabelo e para muitas o que restava de autoestima! Comigo também foi assim, apesar de não ter me desesperado com essas mudanças súbitas na minha aparência,sofri.Não seria normal se não sofresse, mas esse sofrimento, sinceramente, ficava pequeno frente a alegria de saber que aqueles tumores já não estavam mais em mim.
Como aprendi com minhas amigas blogueiras "se a vida te der um limão faça uma limonada", comecei então a fazer minha. Tentava me divertir com a compra de lenços e chapéus. Fiz uma verdadeira coleção deles!!!
A tristeza ou os problemas emocionais desse momento não foram embora com os lenços ou com as roupas novas,apesar de ajudar bastante , mas sim com a decisão e com a constatação que eu era muito mais do que o seio ou o cabelo. Foi preciso aceitar-me, redescobri-me e amar-me para poder enfrentar tudo isso.
Ainda hoje luto bastante com essa auto-aceitação mas acho que estou no caminho certo.
Acho que contei aqui mas até hoje poucos viram o ensaio fotográfico carequinha que eu fiz. Fiz para mim mesma, queria me mostrar que poderia ficar atraente.
Antes de querer ser atraente para o outro temos que acreditar que somos.
Não pensem que foi ou que é fácil para mim, mas tenho tentado. Passei por momentos de verdadeira loucura emocional, onde não acreditava mais ser atraente para meu marido mas percebi que se eu queria ser atraente para ele eu tinha que me fazer atraente. Assim como eu já tinha que fazer quando estava fora de forma ou grávida, busquei acessórios que me ajudassem a mostrar minha feminilidade, a minha capacidade de ser sensual.
Sem dúvida que a aceitação e a demonstração de interesse do outro por nós é muuuuuuuuito importante mas antes de mais nada temos que ter, nós mesmas,interesse por nossa realização pessoal.
Continuamos na luta!

5 comentários:

  1. Você me enche de orgulho a cada dia!!!
    Adorei o texto e ver que vc se supera a cada dia! Tenho aprendido muito com vc, minha irmã linda!!!
    Amooooo

    ResponderExcluir
  2. Amiga Re verdadeiramente temos sim que nos aceitar mais temos maridos mto presentes em nossas vidas...vc tirou e tira de letra tudo isso e eu me espelho mto em vc para passar tbm essa fase...adorei a conversa ao telefone temos mto ainda que nos conhecer. Bjos linda.

    ResponderExcluir
  3. ola , minha mãe enfrenta essa mesma luta contra o câncer de mama, eu estou ao lado dela em tudo, e me ponho muitas vezes em seu lugar...essa sua postagem me deixou muito, muito emocionada, pois é assim que minha mãe tem se sentido, não ta sendo uma tarefa facil levantar a auto-estima dela, mais com fé em Deus vamos todas vencer.
    Parabéns por seu blog, e vc tem toda razão o mais importante é estar sem esse tumor, nada é pra sempre, e pra todas que passam por isso, é saber que um dia a aparência volta a ser como antes, ou melhor. visite meu blog, la to contando a historia de luta da minha mãe. um forte abraço
    http://encarandoocancerdemama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. É o post mais lindo, que já vi até hoje. Me fez chorar...
    Te ao muito, beijão Mary

    ResponderExcluir
  5. Parabens! Vc e muito especial!
    Beijos

    ResponderExcluir