segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O fim da saga do cateter....

Pensando na quantidade de bençãos com que Deus me agracia diariamente vi que não podia deixar de repartir as mais significativas que eu ganhei na semana passada. Como de rotina voltei para a consulta de controle, já sabia que teria que passar por todos os exames, o que nunca deixa de causar uma boa dose de stress. Cheguei ao CEPON e para aproveitar o tempo que deveria ficar esperando até ser chamada, resolvi ir limpar meu cateter.(tarefa SEMPRE complicada e dolorida) Ali tive minha primeira experiência abençoada do dia. Enquanto esperava aproveitei para conversar com outros pacientes,eu que não sou quase nada faladeira sempre acho que podemos dar um apoio e incentivo para aqueles que estão passando pelo perrengue, bem mas voltando ao assunto, estava ali comigo um senhor que eu não lembrava já ter visto antes, mas esse homem parecia me conhecer. Ele chegou perto de mim com aquele sorriso de quem se sente intimo e me perguntou:"Oi querida, você ainda está com o seu cateter? Respondi que sim e que esperava ali para fazer a limpeza do mesmo. Ele continuou a falar: Sabe eu me lembro tão bem quando você colocou o cateter foi um alívio,né. Ele seguia agora falando para uma moça que estava ao meu lado esperando que aguardava para fazer a segunda quimio. Eu me lembro tão bem como essa menina chegava para fazer a quimioterapia ela estava sempre sorrindo e fazendo bagunça, animava a sala de medicação. Ele falava com tanta ternura de como meu sorriso o animava e como ele sofreu a primeira vez que me viu sendo espetada para tomar a medicação que me senti realmente feliz. Fiquei contente em saber que a paz de Deus que me acompanhou todo esse tempo tinha impactado aquele senhor. Continuei ali alguns minutos até que fui chamada para o procedimento mais temido dos últimos tempos, a limpeza do cateter. Entrei e percebi que uma enfermeira novata tinha sido escalada para o desafio,tratei então de descontrair o ambiente, visivelmente tenso, e perguntei se ela tinha sido a escolhida para o desafio do dia.Tive que alertá-la que a tarefa não era fácil. Cateter virado sempre dá um trabalho para quempica e para quem é picado! Como eu esperava a moça, apesar do esforço, não conseguiu completar a tarefa e depois de muitas picadas ela não aguentou e me disse que já estava suada de nervoso e que não conseguia mais me picar. Tive que responder que também já não aguentava mais a dor. Saí dali com a dor aliviada por um pomadinha anestésica que outra querida enfermeira passou em mim, fui para a consulta prometendo voltar para nova tentativa mais tarde. Mais um tempo de espera, e finalmente fui chamada pelo Dr. Felisberto que me apresentou à uma médica residente que me atenderia naquele dia. Consulta normal, a médica era um pouco mais fria que os outros por quais já tinha passado ali no CEPON, mas isso não me incomodou tanto. Ainda estava sentindo as dores das picadas. Quando já estava pronta para sair, com todos aqueles vários pedidos de exames,eis que retorna o Dr. Felisberto, com o jeitinho amável típico dele, me olhou sorrindo e perguntou: Alguma nova queixa? Algo diferente? Respondi que não, que as queixas eram as mesmas(maldito TAMOXIFENO e seus efeitos). E qual não foi a surpresa quando ele então pega os papéis e me diz que acredita que estou bem e que me liberaria da rotina de exames por 6 meses e que marcaríamos a cirurgia para a retirada do cateter. NÃO ACREDITEI!!!!! Era como receber uma "alta" . Tirar o cateter é reconhecer que ele não será mais necessário. Eu tinha certeza disso mas os médicos sempre foram muito taxativos que ainda era muito cedo. O que fez tudo mudar tão de repente???? Só tenho uma explicação: Deus agindo!!!!! Imagina minha alegria?? Bem, agora é marcar a retirada e aguardar para a próxima consulta e para as próximas bençãos que virão.

7 comentários:

  1. Olá.
    Em primeiro lugar meus Parabéns pela vitoria.
    Estou com um portcarth há 3 meses.
    Estou com algumas duvidas,sera que poderia me ajudar?
    Com que intervalo de tempo você o limpava?
    Ele te causava dor?
    E a pergunta que eu tenho vergonha de perguntar ao medico rsrs.
    Na relação há risco colocar peso em cima?
    Desculpa pelo incomodo.
    Um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mirtes, obrigada pelo seu recadinho. Bem, vamos às dúvidas,eu costumava e continuo sentindo algumas dores especialmente quando acontecia a mudança de temperatura eu comecei a limpá-lo apenas depois que parei de usá-lo para as aplicações da medicação aí a recomendação é que seja feita a limpeza a cada 40 dias mais ou menos.Agora a reposta mais aguardada kkk NUNCA tive problemas com o peso sobre ele fique bem tranquila e aproveite MUITO. Te desejo bastante sucesso no tratamento e me mande notícias. Um beijão e ótimo final de semana. Deus abençoe muito!

      Excluir
    2. Olá.
      Muito obrigada.
      O meu portcarth teve muita dificuldade de ser colocado e foi posto próximo ao seio.
      Você não faz ideia de como nós ajudou rsrs
      Tínhamos medo ate que ele fosse descolocado rsrs.
      Fique com Deus e que ele com o seu infinito amor continue lhe dando inúmeras alegrias.
      Mas uma vez obrigada,principalmente pelo rapidez da resposta rsrs.

      Excluir
  2. olá,
    parabéns!
    pelo tempo, vejo que já está quase curada, e sempre com animo e fé em Deus que é o principal para vencer qualquer batalha, admiro pessoas firmes e com propósito, desejo muita saúde, com a fé que tens logo logo estará postando sobre a vitória contra o câncer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas suas palavras Darivaldo, realmente acredito que Deus tem me ajudado o tempo todo e já me sinto uma vencedora. Creio que eu venci o câncer com a benção de Deus!!!!

      Excluir
  3. Bom dia .
    Nesse amanhecer,quero lhe desejar um més de novembro de realizações,com muita paz e saúde e amor.
    Que seja um lindo més para todos nós.
    Um ótimo final de semana.
    Que Deus lhe abençoei e lhe guarde.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Sou aluna do Instituto de Psicologia -UFRJ, e juntamente com um grupo e 4 pessoas, estou fazendo um trabalho de Metodologia Científica que tem como tema " A importância dos grupos de apoio no combate ao câncer de mama! ". Seria de suma importância para nossa pesquisa, que pacientes que já passaram ou passam pelo câncer e que contam com a ajuda desses grupos, dessem a nós seu ponto de vista. O questionário é bem rápido, e anônimo, para total segurança da identidade de vocês! Desde já agradeço, aos que se disponibilizarem a responder.

    docs.google.com/forms/d/1MaWyNqZL0feOI7Z3wR0KI1jNdw6bsJyR80rKkI8tiks/viewform

    ResponderExcluir