quinta-feira, 16 de maio de 2013

Nossas escolhas tem consequências!!!!!!

Essa semana a atriz Angelina Jolie anunciou ao mundo a retirada das mamas como profilaxia contra o possível surgimento de um câncer de mama; Três anos atrás também tive que tomar uma decisão parecida, com a mama direita tomada por 7 tumores malignos a indicação de mastectomia radical de ambas as mamas sugerida pelo mastologista foi acatada por mim sem pensar muito. Naquele momento a ideia de receber um diagnóstico de uma recidiva e ter que passar por todo o tratamento novamente me parecia muito mais doloroso que me ver sem as duas mamas. Pós operatório dolorido, muitas cicatrizes mas ainda assim acho que fiz a melhor escolha naquele momento. Acredito, no entanto, que cada caso deve ser tratado com seriedade para que mulheres não comecem a seguir o exemplo da atriz sem pensar nas consequências, acreditem elas existem!!! Li numa reportagem que o marido da atriz concedeu após a declaração que eles estavam vivendo um pós operatório divertido. Divertido???? como assim???? Acho no mínimo que a expressão divertido não combina com a maioria das mulheres que optam por tal decisão. Tentei de verdade enfrentar minha escolha com tranquilidade e não sofrer mais do que o necessário. Tive muito apoio da família e especialmente do meu marido mas ainda assim,em muitos momentos, não foi psicologicamente e fisicamente fácil sentir os reflexos da retirada das duas mamas. Moro no litoral em Florianópolis onde temos o famoso "vento suli" que quando sopra me faz lembrar cada ponto que tenho nas mamas, só para dar um exemplo. Acho louvável a coragem de mulheres que fazem a escolha de uma profilaxia em casos que realmente e comprovadamente tenham indicação, porém espero que, como tantas outras coisas, essa cirurgia não torne-se um modismo pois só mesmo quem passou por isso pode saber os efeitos de tal escolha. Ah, vale lembrar que nem todas mulheres terão o mesmo atendimento médico, da atriz que certamente não ficou com nem a metade das cicatrizes que eu fiquei.

3 comentários:

  1. Olá Re
    Concordo com tudo o que vc disse, que todas as mulheres tenham essa consciencia, pq além do tratamento diferenciado que ela recebe, acredito que deva até ter ganho as proteses e logo veremos propaganda disso e aqui no Brasil infelizmente os recursos não são os mesmos.
    Não vejo nada divertido nisso, precisamos encontrar os valores verdadeiros da vida...
    Bjo grande!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que me preocupa é que de repente parece tudo muito fácil e simples e não é bem assim né? ela pode preservar o tecido, a aureola e muitas de nós não.Tenho medo que mais uma vez as pessoas sejam "pressionadas" a lidar bem e alegremente com uma situação que para a maioria das mulheres é muito dolorosa.Hoje, por exemplo, estou sentindo muitas dores na minha cirurgia devido ao frio,mas outros tantos dias senti dores ao olhar no espelho, ao experimentar uma roupa, ao querer ficar nua e não ter coragem... (e olha que minha reconstrução ficou boa segundo os médicos)

      Excluir
  2. Nunca é fácil, mas eu tirei as duas mamas e as tiraria de novo pra evitar outro câncer. Meus seios ficaram bons, pude manter os bicos e as minha cicatrizes ficaram muito discretas, mas o silicone tá duro, o que não dá uma sensação natural. Tudo indica que vou fazer uma nova cirurgia ano que vem pra colocar novas próteses. Mas o bom mesmo é que eu estou bem, os seios não me importam muito. Eu lembro quando o médico me mostrou como seria a retirada dos seios, minha mãe ficou sem voz, arrasada!!! e eu disse a ela, antes os seios do que os meus braços, pernas ou olhos, e eu continua pensando do mesmo jeito.
    Bjs e poste mais vezes, é sempre bom ter notícias suas. Que Deus seja sempre contigo

    ResponderExcluir